Primeiramente é importante definirmos o conceito de condomínio.
O condomínio ocorre quando duas ou mais pessoas têm o domínio de um mesmo bem, por conseguinte, todos os condôminos têm direitos qualitativamente iguais sobre a totalidade do bem, sofrendo limitação na proporção quantitativa em que decorrem com os outros titulares sobre o conjunto.
Como exemplo de condomínios podemos citar o Tradicional (comum), o Edílico (referente a condomínios verticais e horizontais) e o Condomínio Rural.
Este é definido como um agrupamento de pessoas físicas ou jurídicas constituído em sociedade por cotas, mediante fundo patrimonial pré-existente, com o objetivo de produzir bens, comprar e vender, prestar serviços, que envolvam atividades agropecuárias, extrativistas vegetal, silviculturais, artesanais, pesqueiras e agroindustriais, cuja duração é por tempo indeterminado.
A forma de constituição do condomínio rural entra em regra geral conforme a Lei n° 4.591/64 e deve levar em consideração também as obrigações tributárias que regem as atividades rurais.
O auxílio de um escritório contábil se faz necessário para atender às necessidades de constituição deste tipo de condomínio, além de todos os encargos que envolvem o setor.
Precisa deste auxílio? Somos especialistas na área rural. Conte conosco:
(44) 99972-7347
Av. Herval, 235 – Loja 4, Maringá-PR