O custo de produção é um conceito da economia que está presente em praticamente todos os negócios e, na atividade agrícola, não é diferente.
Neste ramo a atenção deve ser redobrada, uma vez que a margem de lucro é reduzida e há muitos riscos envolvidos.
Em geral, o custo de produção é composto pela soma de todos os recursos e operações utilizados durante o processo produtivo. Na atividade agrícola, os custos são classificados considerando a variação quantitativa dos insumos de acordo com o volume produzido.
Estes custos podem ser definidos da seguinte forma:
FIXO: são aqueles que não variam com a quantidade produzida. Incluem despesas como depreciação, impostos, mão de obra e seguro rural, por exemplo.
VARIÁVEIS: estes variam com a quantidade produzida, como gastos com insumos, alimentos, mão de obra temporária, reparos de máquinas, entre outros.
A soma dos custos fixos e variáveis corresponde ao chamado CUSTO TOTAL da produção agrícola.
Entender este custo é essencial para a gestão do negócio rural e precisa ser orçado e planejado antecipadamente com o intuito de se ter o controle efetivo das finanças.
Um escritório de contabilidade especializado em agronegócio pode ajudar o produtor rural a identificar e se planejar para esses custos, evitando assim contratempos que inviabilizem a atividade.