Trata-se de um modelo societário condominial de uso exclusivo da atividade rural.
No condomínio agrário produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas, agrupam-se somando capital, esforços e conhecimento na produção rural condominial (coletiva).
Neste modelo, pequenos, médios e grandes produtores rurais podem produzir e comercializar em escala com substancial redução de custos mediante a maximização dos fatores de produção.
Essa condição facilita o acesso às novas tecnologias, proporciona o aumento da produtividade e possibilita, ainda, a permanência na atividade, principalmente dos pequenos e médios produtores rurais, que, por falta de escala, perdem competitividade e podem ser excluídos do processo produtivo.
No Brasil há um conteúdo pioneiro e exclusivo sobre este modelo societário. Trata-se do livro “Condomnio Agrário – Sociedade Condominial Agrária – Um Modelo Societário Condominial de Uso Exclusivo da Atividade Rurall, um material inédito ao estabelecer os princípios, a natureza jurídica, a forma de constituição, atuação e funcionamento dos condomínios agrários.
Escrito pelos autores Galdino Cardin, Gilmar Zolin e Valdecir Mokwa, o livro pode ser adquirido no site oficial da CondoAgro, empresa especializada em consultoria de condomínios agrários e sociedades cooperativas.
Recomendamos acessar o site https://condoagro.com.br para saber mais sobre este modelo societário e adquirir um exemplar deste livro repleto de informações e conhecimento.