Antes de falar sobre a diferença, é importante entender que regimes contábeis são métodos utilizados para realizar os registros das transações financeiras de uma empresa.
Entende-se como regime de caixa o regime contábil no qual as despesas e receitas são contabilizadas apenas quando entram em caixa. Sendo assim, serão considerados e tributados apenas os valores recebidos.
Dessa forma, nas empresas que trabalham com vendas a prazo e prestações de serviços, os impostos incidentes são feitos somente após o recebimento do dinheiro por parte do cliente.
O regime de competência, por sua vez, é um método de registro de lançamentos contábeis, que é realizado no período de competência da receita ou despesa realizada.
Por exemplo, se uma empresa realizou uma despesa em janeiro para pagar apenas em abril, o registro contábil será efetuado em janeiro, sendo esse o mês de competência da despesa. Ou seja, independente da data do pagamento ou recebimento dos valores monetários, de uma receita ou despesa, a mesma será registrada na data e no mês exato da transação efetuada.
Um contador é o profissional adequado para a devida orientação no que se refere à escolha do regime contábil mais adequado para o seu negócio.
(44) 99972-7347
Av. Herval, 235 – Loja 4, Maringá-PR