Blog

Entenda a tributação do produtor rural PJ

Quando o produtor rural opta por ser pessoa jurídica (PJ), a tributação incidida dependerá do enquadramento tributário que a empresa estará.

Podendo ser eles:

Simples Nacional: unifica o recolhimento de vários tributos em uma única guia, sendo vantajoso para empresas de pequeno e médio porte, pois simplifica a tributação e reduz a carga de burocracia e impostos.

Lucro Real: aqui o produtor rural deve calcular seu imposto de renda com base no lucro efetivo, considerando todas as receitas e despesas. É um regime mais complexo, que exige uma contabilidade mais detalhada, mas pode ser vantajoso para empresas com margens de lucro mais apertadas ou com despesas elevadas.

Lucro Presumido: o cálculo do imposto de renda é feito com base em uma presunção de lucro estabelecida pela legislação, podendo resultar em uma carga tributária maior do que no Lucro Real.

Apenas um planejamento tributário permite analisar os fatores que indicam o enquadramento tributário mais vantajoso para o produtor e isso é feito por meio de um escritório contábil especializado em tributação rural.

A Agridata é este escritório especializado. Conte conosco!

(44) 99972-7347 (WhatsApp)
Av. Herval, 235 – Loja 4, Maringá-PR

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nossos contatos:
(44) 3262-0730
(44) 99972-7347
cliente@agridata.com.br

Onde estamos:
Av. Herval, 235 – Loja 4
Maringá-PR | 87013-110

AGRIDATA Contabilidade Rural Ltda
CRC-PR nº 005.202/O-1

Contador responsável: Valdecir Mokwa
CRC-PR nº 027.954-O/5